PLANEJAMENTO

Reserva do Cabaçal reúne produtores e autoridades para definir futuro da agricultura familiar

Oficina busca identificar demandas do setor e construir plano com ações voltadas à produção e geração de renda.


Por Redação

img

Reprodução

Produtores rurais, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, técnicos e instituições ligadas ao setor se reuniram na sexta-feira (11) para discutir os principais desafios e oportunidades da agricultura familiar de Reserva do Cabaçal. O encontro marcou mais uma etapa da construção do Plano Municipal da Agricultura Familiar, documento que deverá estabelecer diretrizes, prioridades e ações para fortalecer o setor nos próximos anos.


Realizada na Secretaria de Segmento Econômico e Ambiental, a Oficina de Planejamento teve como principal objetivo ouvir quem vive a realidade do campo e reunir informações para o diagnóstico da agricultura familiar no município. A proposta é transformar as demandas apresentadas pelos produtores em ações compatíveis com as necessidades das comunidades rurais.


A secretária de Segmento Econômico e Ambiental, Thais Aparecida Souza Valadão, ressaltou que a participação dos agricultores e das instituições é essencial para que o plano seja construído a partir da realidade local.


O prefeito Jonas Campos Vieira participou das discussões ao lado de vereadores e representantes do município. Também estiveram presentes Adão Vulp Santana, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); Denair Andrade, técnica agrícola do município; Vagner Meira, assessor e coordenador do grupo responsável pela elaboração do plano; e Porfiro Junior, técnico da Empaer.


Técnicos do Senar também contribuíram com as discussões, apresentando orientações e informações para auxiliar na definição das futuras estratégias.


Durante a oficina, os participantes tiveram espaço para apresentar sugestões, apontar dificuldades enfrentadas diariamente pelos produtores e discutir alternativas para ampliar o apoio à agricultura familiar.


Entre os objetivos debatidos estão o fortalecimento da produção, melhoria da geração de renda, ampliação do suporte técnico e criação de novas oportunidades para as famílias que vivem no campo.


A construção do plano ocorre a partir de um diagnóstico do setor, permitindo identificar as principais demandas e potencialidades da agricultura familiar de Reserva do Cabaçal.


Com a consolidação das informações levantadas durante a oficina, o trabalho seguirá para as próximas etapas de elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar, que deverá servir como instrumento de planejamento para orientar futuras ações e políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor no município.


SEGURANÇA PÚBLICA

Coronel Roveri quer levar experiência de MT no combate ao crime para Brasília

Ex-secretário de Segurança Pública defende leis mais rigorosas, valorização das forças policiais e investimentos em inteligência e tecnologia.


SAÚDE EM AÇÃO

Saúde em Ação leva médicos especialistas e amplia atendimento à população de Glória d’Oeste

Iniciativa reúne especialistas no município e facilita o acesso a consultas e exames, evitando deslocamentos para outras cidades.


PLANEJAMENTO

Reserva do Cabaçal reúne produtores e autoridades para definir futuro da agricultura familiar

Oficina busca identificar demandas do setor e construir plano com ações voltadas à produção e geração de renda.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.